Segredo está no fundo do mar - conheça os bichos mais velhos do mundo 3b3in
Será que o segredo da longevidade está no mar? Confira as espécies mais velhas do mundo 3l4312
Alguns bichos podem viver por séculos ou até milênios, de uma forma impressionante. Uma curiosidade surpreendente é que 6 das 7 espécies mais velhas do mundo estão no mar. Será que o segredo da longevidade está no mar?

1. Esponjas-de-vidro
A espécie que está em primeiro lugar em tempo de vida é a esponja-de-vidro. Ela vive nas profundezas dos oceanos e possue um esqueleto de sílica que permite estimar sua idade. Estudos apontam que algumas delas podem viver até 18 mil anos, sendo os seres multicelulares mais longevos já identificados.

2. Tubarão-da-Groenlândia
Esse gigante do oceano Ártico é o vertebrado com a maior expectativa de vida já registrada. Pode viver até 500 anos e só atinge a maturidade sexual por volta dos 150. Sua vida lenta e discreta nas águas geladas contribui para sua impressionante longevidade.

3. Quahog-do-oceano
Este molusco bivalve vive enterrado no fundo do mar e pode ultraar cinco séculos de vida. O exemplar mais conhecido, chamado de Ming, tinha 507 anos quando foi descoberto na Islândia em 2006 — nascido por volta de 1499.

4. Baleia-da-Groenlândia
Moradora das águas geladas do oceano Ártico, a baleia-da-groenlândia é o mamífero mais velho que se sabe. Um estudo com base em tecido ocular revelou que uma baleia dessa espécie viveu pelo menos 211 anos.

5. Sebastes
O peixe sebastes, que vive em águas profundas, também conhecido como peixe-pedra-do-Pacífico, pode viver cerca de dois séculos. Ele se reproduz tardiamente, o que o torna vulnerável à sobrepesca. Ainda assim, sua resistência e metabolismo lento contribuem para que ele consiga viver até 200 anos.

6. Ouriço-do-mar-vermelho
Habitante da costa do Pacífico, o ouriço-do-mar-vermelho chama atenção pela coloração intensa e pela incrível resistência. Ele pode viver até 200 anos, permanecendo fértil durante toda a vida e com grande capacidade de regeneração.

7. Tartaruga-gigante-de-Aldabra
Jonathan, um exemplar dessa espécie que vive na Ilha de Santa Helena, é a tartaruga terrestre mais velha já registrada, com mais de 190 anos. Nascido em 1832, ele é mais velho que a própria fotografia — e ainda vive tranquilamente sob cuidados humanos.
