Resgate revela cena bizarra: cobra-coral vomita cobra-de-duas-cabeças 312563

Apesar de curiosa, a cena é bastante comum no reino animal, uma vez quer répteis e outras cobras fazem parte do cardápio da espécie 15x3a

Como modo de defesa, uma cobra-coral foi flagrada vomitando uma cobra-de-duas-cabeças inteira, que havia acabado de engolir. A cena, um tanto quanto surpreendente, é comum na natureza, uma vez que a espécie utiliza de mecanismos para escapar de possíveis predadores.

Vídeo: biólogo Christian

No vídeo publicado pelo biólogo Christian Raboch Lempek, a espécie havia acabado de ser resgatada do quintal de uma residência e, antes de ser colocada no balde para transporte, o profissional já notou que ela estava mais redonda que o normal, indicando que havia se alimentado de uma presa.

Como répteis fazem parte do cardápio da cobra-coral, logo cogitou-se que pudesse ser uma anfisbena, que também é popularmente conhecida como cobra-de-duas-cabeças.

Antes de ser levada para o ponto de soltura na natureza, a coral vomitou a presa que havia engolido. O biólogo ressalta que o comportamento se dá, porque a cobra quando está alimentada, fica mais devagar e vulnerável para ser predada. 

Comportamento perigoso 3w5u44

Ainda de acordo com Christian, o comportamento, apesar de natural, também pode ser prejudicial para a serpente, uma vez que ela pode se ferir no ato de vomitar a presa e acabar morrendo.

No caso do vídeo, como a cobra-de-duas-cabeças tem um formato cilíndrico, as chances de se machucar são menores. Por isso, é recomendado que, se a pessoa avistar uma cobra-coral, evitar o manuseio, principalmente porque as espécies verdadeiras possuem toxinas que podem levar o ser humano à morte. 

cobra-coral
Cobra-coral vomitando a presa após se sentir ameaçada (Foto: reprodução/biólogo Christian)

Presa na natureza 2n142q

Apesar de perigosa, a cobra-coral também faz parte do cardápio de diversos animais presentes na fauna, que são imunes ao veneno dela. Entre eles estão o sapo-cururu, gambás e tatus.

Por isso, colocar para fora toda a presa para voltar a ser ágil é comum na natureza. No vídeo abaixo, um sapo-cururu foi flagrando devorando uma coral.

Vídeo: Guilherme Netter

Cobra-Coral 3i2f5s

Poderosa e muito perigosa, a cobra-coral é uma das serpentes mais tóxicas do Brasil. Além disso, é conhecida pelas cores bastante características: vermelho e petro, além de listras brancas. Algumas espécies podem apresentar outra coloração, como o amarelo. 

Na alimentação, tem no cardápio presas alongadas, como lagartos sem patas, cecílias, além de outras espécies de cobras. O veneno é capaz de atacar o sistema nervoso. Por isso, se uma pessoa é picada, logo começa a ter a visão turva e dificuldade na fala. 

É recomendado que a vítima busque imediatamente uma unidade de socorro, para que receba o atendimento necessário. 

Mesmo muito perigosa, é uma serpente tímida. No geral, costuma ficar escondida entre a vegetação rasteira, buracos no chão e debaixo de pedras. Em uma ninhada, é capaz de colocar até 12 ovos. 

Como toda rainha, sempre há cópias. No Brasil, é comum encontrar as cobras-corais-falsas, que não são venenosas, mas costumam colocar medo em quem encontrá-la. 

cobra-coral verdadeira (Micrurus frontalis). (Foto: Marcos Ardevino)
Cobra-coral verdadeira (Micrurus frontalis). (Foto: Marcos Ardevino)

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Animais! 4224b

  1. Símbolo de sobrevivência e retorno à natureza, Ousado devora jacaré à beira de rio 413e1j

    Em um raro e impressionante registro no coração do Pantanal, o fotógrafo...

  2. Onças do pantanal

    Onças-pintadas brigam, uma sai ferida e corre para fugir do abate 3e314q

    Vídeo compartilhado por páginas especializadas em vida selvagem nas redes sociais mostra...

  3. Luz de lanterna revela onça-pintada em estrada de chão no Pantanal 59101t

    Uma onça-pintada foi flagrada caminhando em uma estrada de chão durante safári...

  4. Sucuri a apuro ao despencar de árvore bem na frente de onça y1w5p

  5. Arraia recebe comida na boca de pescador no Pantanal 4c1t6h

  6. Tamanduá se esbalda em poça durante banho caprichado na madrugada b2o2r

    Flagrante foi feito por armadilha fotográfica instalada no meio da mata, na...