Olimpíadas das capivaras: veja tatuagens que levariam medalha de ouro 1d4a2w

Segundo a tatuadora cuiabana Juliana Fernandez, a Nana, cresceu o número de interessados em tatuar o animal 3c554g

Agora é a vez delas: as capivaras. Fofas, simpáticas e presente em vários parques de Cuiabá, os apaixonados pelo animal resolveram eternizar esse amor na pele. Se houvesse as olimpíadas das capivaras, certamente elas estariam no pódio com medalha de ouro.

Segundo a tatuadora cuiabana Juliana Fernandez, a Nana, cresceu o número de interessados em tatuar o animal. Inclusive, 2022 foi o ano que mais tatuou a imagem do maior roedor que existe.

Com um trabalho autoral, Juliana cria desenhos onde as capivaras são as protagonistas e aparecem em diferentes situações: na água, ao lado de cachorros e até fazendo atividades do cotidiano dos humanos.

“Sempre quis fazer uma versão delas que fosse muito fofinha, porque elas são fofinhas. Então, eu fiz algumas adaptações. O olhar delas é um olhar muito sereno, elas se dão bem com todos os animais, não tem tempo ruim pra elas”, disse.

tatuagem capivara 1
Tatuadora cria desenhos com capivaras em diferentes situações. (Foto: Juliana Fernandez | Redes sociais)

A professora e médica veterinária Adriana Borsa, da Famev (Faculdade de Medicina Veterinária) da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), enfatiza que apesar de toda fofura aparente da capivara é preciso lembrar que elas são animais silvestres e podem atacar.  

“As capivaras não são consideradas agressivas, até mesmo porque elas não são predadoras, elas se alimentam, a maior parte, de vegetais. Mas as pessoas não devem se aproximar das capivaras, porque elas podem atacar, elas são territorialistas. E devemos lembrar que elas não são animais domésticos. Elas são animais silvestres. Inclusive, elas têm limite de territorialidade. É importante, sim, respeitar o espaço onde elas vivem”, ressaltou.

tatuagem capivara 2
Apaixonados por capivara tatuam o animal. (Foto: Juliana Fernandez | Redes sociais)

Segundo a especialista, as pessoas criam uma aproximação com o animal quando am a observar a espécie mais de perto, o que pode ser perigoso.  

“Isso acaba criando no imaginário das pessoas uma associação com um animal fofo, devido à proximidade. A mesma coisa é o urso nos Estados Unidos. À medida que as pessoas se aproximam mais dos animais, elas têm uma tendência a achar o animal fofinho. Porque o animal, qualquer espécie, ele simboliza a pureza. Principalmente, os animais que não são predadores”, explicou. 

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Animais! 4224b

  1. onça-pintada

    Sem risadinha: onça-pintada afasta parceiro aos gritos no Pantanal 1m7142

    Uma onça-pintada com pouca paciência expulsou o parceiro, no grito, durante uma...

  2. Capivara

    Capivara ativa modo aquático e mergulha nas profundezas de água cristalina 66592c

    Uma capivara mergulhadora resolveu "ativar o modo aquático" e atravessar o rio...

  3. 'Camarão' que dorme, a onça leva: jacaré distraído vira banquete 703p5n

  4. Sucuri apenas com a cabeça visível em rio (Foto: Rafael Gandine)

    Sucuri ativa o modo invisível e se camufla até em rio transparente sz3f

    Sucuri ou camaleão? Nem mesmo a água de um rio transparente revelou...

  5. Fera à solta: onça-pintada ataca capivara na frente a guias no Pantanal 232c3t

  6. 'DR' entre onça e filhote termina com queda de barranco no Pantanal 2536q