No Pantanal, onça-pintada de 'um olho só' é curiosidade 2ws6q
Lenda viva, Pirata ou Mick Jaguar, é um macho de onça-pintada que desperta a curiosidade de quem o encontra no Porto Jofre. 64u42
Pirata ou Mick Jaguar, esses são os nomes dados ao macho de onça-pintada de ‘um olho só’ do Pantanal de Mato Grosso.
O felino, registrado pela primeira vez em 2011, vive na região de Porto Jofre, e desperta a curiosidade sobre o que aconteceu com o olho esquerdo.

Abbie Martin, Fundadora do Projeto Jaguar ID, conta que “ninguém sabe o que aconteceu com o olho, achamos que ele tinha algum tipo de estrabismo, porque ainda conseguia enxergar através dele, mas muitas pessoas achavam que ele era cego, por causa de uma briga”.
Nos registros do Jaguar ID, o macho de onça-pintada é mencionado como um animal que tem uma membrana nictitante, que cobre metade do seu olho esquerdo.
Essa é a condição que dá aparência da ausência de um olho.

Não foge da luta nem do amor 6b2n1z
Um confronto transformou o Pirata em uma das onças mais famosas da região.
Abbie explica que em 2013, um vídeo onde a onça-pintada mata um jacaré na praia se tornou viral e a fama de “assassino louco de jacarés” logo pegou.

O momento, registrado pelos fotógrafos Kedar Hippalgaonkar e Parul Jain, está publicado no canal do National Geographic.
Veja momento completo abaixo:
Registros do macho de onça-pintada é o que não falta. Ele foi observado pelos pesquisadores inúmeras vezes, e fotografado entre os anos de 2011 e 2024.
O projeto, que monitora as onças-pintadas da região, pode perceber também as relações afetivas do Pirata: foi companheiro da Estela em 2013, Silvia em 2013 e Luna em 2018.
Ainda não sabemos se o Pirata tem a função perfeita dos dois olhos, mas temos a certeza que ele é o dono do pedaço.
Comentários (3) 616d10
Muito legal a matéria!!!
Animal lindo, mas da um pouco de medo rs
Está iniciativa de monitora as onças-pintadas é muito bacana.
Que belíssima reportagem! Quem é essa escritora? Amei!!! Estão de parabéns!