Jaguatirica ganha novo lar em SP após ser salva das queimadas em MT d656u
O felino silvestre foi transferido nessa terça-feira (20) para a capital paulista, por não apresentar condições de retornar à natureza. 6sx4p
Depois de enfrentar as chamas das queimadas em Mato Grosso, uma jaguatirica fêmea começa um novo capítulo da sua história — desta vez, no Zoológico de São Paulo. O felino silvestre, da espécie Leopardus pardalis, foi transferido nessa terça-feira (20) para a capital paulista, após meses de reabilitação sob os cuidados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT).

A transferência é fruto de uma parceria entre a Sema-MT e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). O transporte foi realizado gratuitamente pelo Programa Avião Solidário, da Latam Airlines, que apoia iniciativas de proteção à fauna brasileira.
A jaguatirica, resgatada em 2024 em meio às queimadas que devastaram áreas do estado, não apresenta condições de retornar à natureza. Por isso, ará a integrar um programa de conservação ex situ (fora do habitat natural), com foco na preservação da espécie, pesquisas científicas e manutenção da diversidade genética.
Beleza inconfundível 635r2r
Com pelagem amarelada e manchas pretas inconfundíveis, a jaguatirica é um felino de porte médio, com hábitos noturnos e solitários. Habita florestas tropicais, savanas e até áreas de caatinga.
Apesar de estar classificada como “menor preocupação” na lista da World Animal Protection, a espécie enfrenta riscos crescentes devido à perda de habitat, caça ilegal e atropelamentos em rodovias. A fragmentação do território e o avanço urbano tornam populações locais cada vez mais vulneráveis.