Jaco: o filhote de tatu-peba que está encantando o mundo r4z3x
Entre os 22 e 25 dias, seus olhinhos se abrem para o mundo, e no primeiro mês de vida, eles já quadruplicam de peso, atingindo cerca de 420 gramas! mz6v
Preparem-se para um momento de pura fofura! Conheçam Jaco, um adorável filhotinho de tatu-peba (Euphractus sexcinctus), cujas primeiras imagens de vida estão derretendo corações.
Nascido em 4 de abril de 2025 no Zoológico de Dallas, esse pequeno tesouro de pele rosada e ainda tão frágil é fruto do amor de seus papais, Jolene e Chaco.
Veja o vídeo abaixo 595b4j
Ele está sendo cuidadosamente criado pela dedicada equipe técnica do zoológico. O vídeo dessa fofura foi compartilhada pelo zoológico e compartilhado pelo Projeto Tatu-canastra.
Tatu-peba 5r3d2o
Esses mamíferos encantadores são nativos da querida América do Sul. Sua jornada começa com uma gestação de aproximadamente 68 dias, após a qual a mamãe tatu-peba traz ao mundo uma pequena ninhada de 1 a 3 filhotes. Ao nascer, são tão pequeninos, pesando entre 95 e 115 gramas, com seus olhinhos ainda fechados e uma pele suave como seda.
Leia mais 6p1262
Nas primeiras semanas, esses bebês são totalmente dependentes do carinho materno. Mas a natureza é mágica. Entre os 22 e 25 dias, seus olhinhos se abrem para o mundo, e no primeiro mês de vida, eles já quadruplicam de peso, atingindo cerca de 420 gramas!
A partir daí, começam a se aventurar com alimentos sólidos, sem deixar de lado o conforto do leite materno. E, lentamente, sua carapaça vai se fortalecendo, transformando-os nos charmosos tatus que conhecemos.

O crescimento é uma aventura rápida para eles! Em nove meses, por volta dos 274 dias, os jovens tatus já são adultos, pesando em média 4,8 quilos.
O tatu é um verdadeiro herói do seu habitat natural, ajudando a manter o equilíbrio ao controlar as populações de insetos e pequenos vertebrados. Suas tocas, que ele escava com maestria, viram lares e refúgios para muitas outras espécies. Mas, infelizmente, eles enfrentam desafios como a perda de habitat e a caça.

Por isso, a história de Jaco é tão especial! Filhotinhos como ele nos permitem aprender mais profundamente sobre o desenvolvimento da espécie, além de nos inspirae e nos lembram o quanto é importante proteger toda a nossa biodiversidade.