Jaco: o filhote de tatu-peba que está encantando o mundo r4z3x

Entre os 22 e 25 dias, seus olhinhos se abrem para o mundo, e no primeiro mês de vida, eles já quadruplicam de peso, atingindo cerca de 420 gramas! mz6v

Preparem-se para um momento de pura fofura! Conheçam Jaco, um adorável filhotinho de tatu-peba (Euphractus sexcinctus), cujas primeiras imagens de vida estão derretendo corações.

Nascido em 4 de abril de 2025 no Zoológico de Dallas, esse pequeno tesouro de pele rosada e ainda tão frágil é fruto do amor de seus papais, Jolene e Chaco.

Veja o vídeo abaixo 595b4j

VÍDEO: patas_y_patitas

Ele está sendo cuidadosamente criado pela dedicada equipe técnica do zoológico. O vídeo dessa fofura foi compartilhada pelo zoológico e compartilhado pelo Projeto Tatu-canastra.

Tatu-peba 5r3d2o

Esses mamíferos encantadores são nativos da querida América do Sul. Sua jornada começa com uma gestação de aproximadamente 68 dias, após a qual a mamãe tatu-peba traz ao mundo uma pequena ninhada de 1 a 3 filhotes. Ao nascer, são tão pequeninos, pesando entre 95 e 115 gramas, com seus olhinhos ainda fechados e uma pele suave como seda.

Leia mais 6p1262

  1. Tatu albino? Gigante prega peça ao “se vestir” de fantasma 2e2u5h

  2. Tatu-peba carniceiro devora jiboia arco-íris em vídeo chocante 516z12

Nas primeiras semanas, esses bebês são totalmente dependentes do carinho materno. Mas a natureza é mágica. Entre os 22 e 25 dias, seus olhinhos se abrem para o mundo, e no primeiro mês de vida, eles já quadruplicam de peso, atingindo cerca de 420 gramas!

A partir daí, começam a se aventurar com alimentos sólidos, sem deixar de lado o conforto do leite materno. E, lentamente, sua carapaça vai se fortalecendo, transformando-os nos charmosos tatus que conhecemos.

Jaco, o tatu-peba que chegou para conquistar! (Foto: reprodução)
Jaco, o tatu-peba que chegou para conquistar! (Foto: reprodução)

O crescimento é uma aventura rápida para eles! Em nove meses, por volta dos 274 dias, os jovens tatus já são adultos, pesando em média 4,8 quilos.

O tatu é um verdadeiro herói do seu habitat natural, ajudando a manter o equilíbrio ao controlar as populações de insetos e pequenos vertebrados. Suas tocas, que ele escava com maestria, viram lares e refúgios para muitas outras espécies. Mas, infelizmente, eles enfrentam desafios como a perda de habitat e a caça.

Tatu-peba na toca
Tatu-peba visto em sua toca, e todo simpático. (Foto: Isabela Meniz)

Por isso, a história de Jaco é tão especial! Filhotinhos como ele nos permitem aprender mais profundamente sobre o desenvolvimento da espécie, além de nos inspirae e nos lembram o quanto é importante proteger toda a nossa biodiversidade.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Animais! 4224b

  1. Sucuri a apuro ao despencar de árvore bem na frente de onça y1w5p

  2. Arraia recebe comida na boca de pescador no Pantanal 4c1t6h

  3. Tamanduá se esbalda em poça durante banho caprichado na madrugada b2o2r

    Flagrante foi feito por armadilha fotográfica instalada no meio da mata, na...

  4. Onça-pintada: o 'gatinho fofo' do Pantanal que poderia destruir um crânio 19r1l

  5. Inédito: ciclo reprodutivo de águia rara é registrado em Mato Grosso 2b3m40

    Pesquisadores monitoraram ninho na Amazônia desde 2023, obtendo imagens cruciais para a...

  6. Guarda animal durante resgate (Foto: Daniel Sales)

    Bela e perigosa: cobra jararacuçu é cascuda e extremamente peçonhenta 6w6916

    A cobra jararacuçu é linda, tem uma pele cascuda, porém, é venenosa....