Conheça Fuji, a jabuti de Várzea Grande que brinca e responde ao ser chamada 702h5r

Fuji está na família há 16 anos. O jabuti vive em média 80 anos, mas podem chegar até os 100 anos 6f2u

O jabuti não é um animal comum de se ter em casa, mas em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, uma já é parte da família. Fuji está na vida deles desde 2008 e reconhece a voz dos donos, adora um carinho e come de tudo.

Veja vídeo abaixo:

Vídeo mostra Fuji respondendo ao chamado da dona. (Vídeo: Cedido)

O nome “Fuji”, vem de “fujona” por foi exatamente desse jeito que o animal chegou até a família.

Edna Lopes, professora em Cuiabá e dona da jabuti, conta que certo dia, a esposa do seu vizinho saiu e deixou o portão aberto, com isso, o animal acabou fugindo para a rua. Ao ver a jabuti, a moradora recolheu o animal.

“Peguei e recolhi ela para casa, aqui dentro do meu quintal até que eles chegassem, para que eu devolvesse ela. Quando eles chegaram, eu falei para eles que ela estava aqui [na minha casa], mas ele falou que ia deixar comigo”, relata Edna.

Os vizinhos decidiram não mais ficar mais com a jabuti. Então, Edna a adotou oficialmente, pesquisou os melhores alimentos para cuidar do animal silvestre, e como fazer para deixá-la mais à vontade.

“Perguntei do que ela se alimentava e ele [o vizinho] falou: ‘nada’. Mas não existem animais que não se alimentam de nada aí eu fui buscar informação na internet, vi que ela comia folhas e várias coisas, e aí eu comecei a alimentar. Desde então estou com ela”, conta.

jabuti fuji 100 anos
Fuji está na família há 16 anos. O jabuti vive em média vivem 80 anos, mas podem chegar até os 100 anos. (Foto: Cedida)

Com esse jeitinho fujão, a Fuji conquistou o amor e o carinho de todos. A jabuti brinca, eia e não pode ouvir a voz dos donos que corre ao encontro deles.

“Ela já nos conhece pela voz. Quando saio no quintal ela pode estar escondida em algum lugar, mas quando ouve minha voz, chamando pelo nome dela ela vem. É um animal inteligente, ela procura a gente e é bem carinhosa”, declara Edna.

Diferença entre jabuti e tartaruga 385s47

Apesar da semelhança, tartarugas e jabutis são répteis de espécies diferentes. Enquanto as tartarugas vivem sempre na água, o jabuti vive exclusivamente na terra. Vale lembrar que ambos são animais silvestres.

Os jabutis são onívoros, ou seja, alimentam-se de animais e vegetais. 

Quando criados em casa, os veterinários afirmam que a dieta exemplar seria: verduras escuras todos os dias, como escarola, almeirão, catalonha, chicória, couve, mostarda e almeirão. Frutas, verduras e proteína animal [carne] devem ser oferecidas de uma a duas vezes por semana.

Além disso, os jabutis podem conviver com outros animais como cães e gatos, porém com muita cautela. Não é o recomendado, diante do risco de serem atacados por esses animais mas existem alguns casos que é possível.

O jabuti vive em média 80 anos, mas pode chegar até os 100 anos.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Animais! 4224b

  1. Capivara

    Capivara ativa modo aquático e mergulha nas profundezas de água cristalina 66592c

    Uma capivara mergulhadora resolveu "ativar o modo aquático" e atravessar o rio...

  2. 'Camarão' que dorme, a onça leva: jacaré distraído vira banquete 703p5n

  3. Sucuri apenas com a cabeça visível em rio (Foto: Rafael Gandine)

    Sucuri ativa o modo invisível e se camufla até em rio transparente sz3f

    Sucuri ou camaleão? Nem mesmo a água de um rio transparente revelou...

  4. Fera à solta: onça-pintada ataca capivara na frente a guias no Pantanal 232c3t

  5. 'DR' entre onça e filhote termina com queda de barranco no Pantanal 2536q

  6. Dia Mundial das Lontras: ariranha é símbolo de conservação no Pantanal 2l1q1t