Sequência de imagens impressionantes revela quão implacável é o ataque da víbora-de-cílios, serpente que é tão linda quanto venenosa. As imagens do fotógrafo Daniel Collado mostram o momento em que ela engole uma lagartixa em plena selva panamenha.
Víbora devorando lagartixa. (Foto: Daniel Collado)
Os cliques funcionam quase como um “o a o” do bote da cobra — do momento em que a lagartixa resiste e chega a morder a cabeça da serpente até o último suspiro, quando é completamente engolida pela cobra.
Lagartixa tentando se livrar da víbora. (Foto: Daniel Collado)
O último registro, que mostra apenas a cabeça da lagartixa para fora da boca da cobra, é o mais chocante. A lagartixa da espécie Hemidactylus frenatus é um dos pratos principais da dieta da serpente, conforme explica o biólogo na postagem feita no Instagram.
É a víbora-de-cílios, inclusive, a responsável por evitar que essa espécie de lagarto se torne uma praga.
Lagartixa, aparentemente, estática sob efeito do veneno da serpente. (Foto: Daniel Collado)
“Sua grande adaptabilidade permitiu que ela (a lagartixa) se espalhasse por quase todos os tipos de habitats em áreas tropicais, onde chega a competir até com espécies nativas. A víbora-de-cílios ajuda a controlar as populações desses animais (e de muitos outros), para que eles não se tornem uma praga, desempenhando um papel muito importante na saúde dos nossos ecossistemas.”
Daniel Collado.
Imagem chega a dar a impressão de que réptil foi engolido vivo. (Foto: Daniel Collado)
Víbora 3m2a2c
Comuns ao longo do México, Colômbia e Panamá, as víboras-de-cílios levam esse nome justamente pelos cílios protuberantes sobre os olhos, que dão um ar ainda mais temível à cobra.
Elas são conhecidas por sua policromia — o que significa que suas cores podem variar bastante, mesmo entre indivíduos da mesma ninhada. No entanto, as cores vibrantes estão sempre presentes.
Banquete concluído. (Foto: Daniel Collado)
FALE COM O PP 1318p
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.