Cena rara: encontro de 3 onças-pintadas vai de romance à disputa feroz 516l5r
Em poucos minutos de monitoramento no Pantanal, felinos protagonizaram uma sequência de eventos surpreendentes 1z4919
Um encontro impressionante entre três onças-pintadas surpreendeu guias e biólogos na noite desta segunda-feira (19), durante um monitoramento noturno na fazenda Caiman, em Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense. Em poucos minutos, os felinos protagonizaram uma sequência de eventos raros: eio em casal, marcação de território e até um confronto entre duas onças – tudo a poucos metros do veículo de observação.
As cenas foram registradas pela fotógrafa Giovanna Leite, da ONG Onçafari, que acompanhava o grupo de monitoramento. (Assista vídeos ao longo do texto)
Logo no início da saída, Giovanna registrou um casal de onças-pintadas conhecido: Itapira e Formoso, caminhando tranquilamente pela estrada.
A fotógrafa relatou surpresa com o encontro, já que, com o período de cheia fora de época, os avistamentos se tornam mais difíceis. “Hoje superou tudo”, escreveu em suas redes sociais.

Formoso, um imponente macho já habituado à presença dos veículos de monitoramento, chegou a se aproximar do carro guiado apenas pela luz da lanterna. Mesmo tão perto, não demonstrou qualquer sinal de medo e seguiu calmamente seu trajeto.
Instantes depois, o macho se separou de Itapira e seguiu sozinho, marcando território pelo caminho. Foi então que o inesperado aconteceu: uma terceira onça, Aurora, surgiu na estrada.
Ao notar a presença de Formoso, ela avançou e os dois entraram em confronto. Esturros, arranhões e saltos tomaram conta da cena em meio à escuridão, iluminada apenas por faróis baixos.
Apesar da tensão inicial, a briga logo deu lugar a um comportamento que os especialistas descrevem como “interação social”: os dois felinos rolaram no chão e se provocaram em uma espécie de brincadeira selvagem.
A proximidade entre eles pode ser explicada pelo monitoramento constante feito pelo Onçafari, que acompanha diversos indivíduos na região.
Para completar a noite de avistamentos emocionantes, na hora de ir embora, Aurora não perdeu a chance de ar do ladinho do carro de turismo e mostrar que não tem medo de nada:
Onças-pintadas monitoradas 3b5e10
Aurora tem um papel especial na história da conservação da espécie. Ela foi o primeiro filhote nascido na natureza a partir de uma onça reintroduzida em vida livre, em abril de 2019.
É filha de Isa, que, junto da irmã Fera, protagonizou o primeiro caso bem-sucedido de reintrodução de onças-pintadas no mundo. Ambas continuam sendo monitoradas pela ONG.
Já Formoso chegou à reserva em 2024 e rapidamente estabeleceu vínculo com Itapira, uma das sobreviventes dos incêndios que atingiram o Pantanal em 2024.
Segundo a equipe do Onçafari, o convívio entre as onças-pintadas é um forte indicativo da readaptação de Itapira à vida selvagem.