Após morte de golden, tutores pedem justiça em aeroporto de Campo Grande 386f3p

Eles também protestaram por mais segurança no transporte de animais nos voos do Brasil; o ato aconteceu em outras cidades do país jr5p

Tutores de cachorros e ONGs (Organizações Não Governamentais) em defesa dos animais realizaram neste domingo (28), um protesto no Aeroporto Internacional de Campo Grande Ueze Elias Zahran, em memória ao golden retriever Joca, que morreu após viajar de avião e ser mandado para um destino diferente do tutor.

aeroporto manifestacao ong
Tutores e animais no aeroporto de Campo Grande (Foto: Canal Aberto)

O pequeno grupo de tutores e animais se reuniram na entrada do aeroporto com roupas pretas e cartazes nas mãos para pedir justiça pela morte do cão Joca. Eles também protestaram por mais segurança no transporte de animais nos voos do Brasil.

O protesto também aconteceu em outros pontos do país: no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos – onde a morte foi registrada – e no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo e em Cuiabá.

Em Campo Grande, a manifestação uniu cerca de 30 tutores. O empresário Henrique Dias foi um deles. Segundo ele, o objetivo do ato era evidenciar os cuidados com os pets durante o transporte aéreo.

“Manifestação pacífica, com todos nossos cachorros. Estamos aqui em prol do Joca. Hoje, no Brasil, não tem regulamentação para transporte de pets. Estamos aqui exigindo das autoridades uma medida para que seja tomada providências para melhoria no sistema de transporte de pets. Falta um tratamento com os cachorros. Exigimos melhorias. Esperamos o mínimo: uma mudança, uma melhoria no tratamento”

Henrique Dias

Joca morreu na terça-feira (23), depois que foi enviado para Fortaleza (CE), em vez de Sinop (MT), onde deveria ser seu destino final. O caso é apurado pela Anac (Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil).

Leia mais 6p1262

  1. Morte de cão Joca acende debate sobre maus-tratos a animais; saiba como denunciar 684e1o

  2. Gol suspende transporte de animais após morte de golden retriever 4u132g

Depois da repercussão do caso, a GOL Linhas Aéreas, a responsável pelo transporte, suspendeu o transporte de animais no porão de seus aviões pelos próximos 30 dias. Conforme a companhia, os ageiros afetados por essa “pausa” serão reembolsados integralmente ou poderão remarcar suas agens sem custo adicional.

Além disso, a morte de Joca provocou uma reunião entre as companhias aéreas e a Anac. No encontro, foram definidas medidas de emergência para aprimoram o transporte, entre elas o rastreamento dos animais.

Também foi definido que as empresas vão apresentar, em dez dias, propostas e sugestões para melhorar as condições do transporte aéreo de animais em voos domésticos e internacionais.

Veja aqui quais os cuidados os tutores devem ter antes de embarcarem os animais.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Animais! 4224b

  1. Símbolo de sobrevivência e retorno à natureza, Ousado devora jacaré à beira de rio 413e1j

    Em um raro e impressionante registro no coração do Pantanal, o fotógrafo...

  2. Onças do pantanal

    Onças-pintadas brigam, uma sai ferida e corre para fugir do abate 3e314q

    Vídeo compartilhado por páginas especializadas em vida selvagem nas redes sociais mostra...

  3. Luz de lanterna revela onça-pintada em estrada de chão no Pantanal 59101t

    Uma onça-pintada foi flagrada caminhando em uma estrada de chão durante safári...

  4. Sucuri a apuro ao despencar de árvore bem na frente de onça y1w5p

  5. Arraia recebe comida na boca de pescador no Pantanal 4c1t6h

  6. Tamanduá se esbalda em poça durante banho caprichado na madrugada b2o2r

    Flagrante foi feito por armadilha fotográfica instalada no meio da mata, na...