Aos 52 anos, Lady morre no Santuário dos Elefantes

Segundo o santuário, ela foi humanamente eutanasiada depois de se deitar e não demonstrar qualquer interesse em levantar-se novamente

A elefanta Lady, que morava no Santuário localizado em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, morreu na noite dessa quarta-feira (15). Segundo o santuário, ela foi humanamente eutanasiada depois de se deitar e não demonstrar qualquer interesse em levantar-se novamente. Não há registros de seu nascimento, mas ela tinha aproximadamente 52 anos. Ela estava há 4 anos no local.

lady 1

Conforme publicação do Santuário dos Elefantes, antes de se deitar, parte de sua rotina era receber analgésicos três vezes ao dia. Uma pessoa da equipe estava com ela às 22h de segunda-feira e ela estava parada ao lado da grande e linda árvore no primeiro recinto do habitat para machos asiáticos; ela costumava encostar a parte traseira no tronco da árvore e dormir. Às 6h, ela foi encontrada deitada no segundo recinto do mesmo habitat.

“Verificamos para ter certeza de que ela estava viva, mas ela estava parada e quieta e não deu qualquer indicação de que queria fazer outra coisa senão ficar onde estava”, diz trecho da publicação.

“Ela dormia e, ao ser abordada, abria os olhos e olhava para você, mas depois voltava a dormir. Ela foi monitorada durante todo o dia de terça-feira, continuou recebendo analgésicos, mas não houve alteração em seu estado. Na manhã de quarta-feira, toda a nossa equipe veterinária esteve aqui, incluindo Mateus, Dra. Trish e Dra. Luciana, veterinária de equinos contratada que faz visitas quinzenalmente. Como um grupo de pessoas que trabalha com Lady o tempo todo, nós a avaliamos e tristemente concordamos que Lady parecia ter parado de lutar e estava pronta para partir”.

Há seis meses, quando surgiu a sua mais recente crise de inflamação, dava para perceber que a luta era diferente. Ela teve uma pequena recuperação quando começamos um remédio homeopático; ela conseguia dobrar os cotovelos e deitar-se novamente. Mas essa recuperação durou pouco e começou a tornar-se evidente que poderíamos não ver a recuperação que esperávamos. Na semana ada, vimos uma mudança maior e aquelas coisas que faziam dela a Lady estavam começando a desaparecer lentamente.

“Uma das coisas que dizemos a todos os nossos elefantes é: vocês lutam, nós lutamos. Trabalharemos sempre para ajudar um elefante que ainda se esforça para viver. Oferecemos água para Lady, água de coco e Gatorade, mas ela simplesmente colocava na tromba e cuspia. Ela não estava muito interessada em comida, e quando lhe dávamos alguma coisa para comer, na maioria das vezes ela apenas segurava na boca até adormecer, e então a comida simplesmente caía. Ela demonstrou algum entusiasmo quando lhe ofereceram Froot Loops depois de coletarmos uma amostra de sangue, mas parece que quase nenhum elefante pode recusá-los”.

O Santuário dos Elefantes conta que especialistas de todo o mundo foram consultados sobre seus cuidados e tratamentos, desde zoológicos a santuários e instalações humanas e equinas. Foram tentadas medicina tradicional, terapias complementares como laserterapia, homeopatia, trabalho energético, qualquer coisa para encontrar um remédio não prejudicial que pudesse lhe proporcionar algum alívio, mas sempre com sucesso limitado.

“Dado o estado das suas patas após o resgate, é provável que Lady tenha sofrido uma doença nas patas durante pelo menos duas décadas. Sua força e determinação e sua necessidade de conexão emocional com seus tratadores fizeram dela uma grande professora para todos nós. Ela sempre parecia saber o que queria e parecia a todos nós que ela estava pronta para se libertar da dor com a qual conviveu por tanto tempo. Ela era diferente de qualquer elefante que já encontramos e não esperamos ver outro como ela em nossa vida. Planejamos colocá-la para descansar fora das cercas do habitat, porque Lady estava sempre olhando para ver o que havia além da próxima colina, vale ou clareira gramada. Queremos homenagear a parte dela que queria uma vida que não a contivesse. Agora, seu corpo e seu espírito sabem exatamente isso”.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Animais!

  1. onça

    Onça dá à luz na copa de árvore em paraíso tomado pela água

    Descoberta dos pesquisadores comprovam a impressionante capacidade de adaptação das onças-pintadas. ...

  2. Cobras filmadas em momento íntimo em rio (Foto: @carrapichelbahia)

    Cobra fêmea não economiza no gingado em acasalamento aquático

    Duas cobras acasalando em rio cristalino formam uma verdadeiro balé aquático. Assista...

  3. Leopardo e Gazela

    Rasteiro e cruel, leopardo dá aula de caça contra gazela

    Confira vídeo de um leopardo rastejando silenciosamente na hora de caçar uma...

  4. Ave ilusionista usa técnica da invisibilidade para emboscar presas

    A garça-preta, ave também conhecida como "caçador sombrio", usa estratégia no mínimo...