Anta Valente volta ao Pantanal após ser vítima do fogo em 2024 2j5w22
Animal foi resgatado com queimaduras graves nas quatro patas e recebeu tratamento intensivo 6f6r3p
Valente no nome e na força de viver. Depois de 8 meses, a anta macho resgatada dos incêndios que atingiam o Pantanal, em agosto de 2024, conseguiu se recuperar e voltou à natureza. O retorno para casa aconteceu na última sexta-feira (25). Confira o vídeo completo abaixo.
Todo o trabalho de recuperação foi realizado por profissionais do Onçafari, também responsável pela soltura. Valente é uma anta macho, com cerca de 1 ano de idade, e que foi encontrado com as quatro patas queimadas, ficando em estado grave.
Nos meses seguintes, a equipe intensificou os cuidados e, com pomadas cicatrizantes, ozonioterapia, laserterapia e pele de tilápia, conseguiram garantir o conforto térmico para auxiliar na recuperação das lesões.
Leia mais 6p1262
“O Valente veio sendo acompanhado com muito cuidado e carinho. Em janeiro deste ano, ele foi transferido para um recinto com 1 hectare de área para simular seu habitat natural, com o à vegetação nativa e a um grande açude, proporcionando mais liberdade. Isso foi essencial para a readaptação dele, que recebeu brincos de rastreamento para que seja possível fazer o monitoramento dele em seu habitat natural”, frisou o Onçafari.
Nas imagens compartilhadas com o Primeira Página, é possível acompanhar os profissionais sedando o animal e, posteriormente, levado de carro à natureza. Todo o processo foi acompanhado rigorosamente pela equipe.
Já na natureza, Valente levou um certo tempo para despertar do sedativo. Quando conseguiu ficar de pé, se mostrou tímido e nem “pareceu acreditar” que estava de volta ao lugar que ele sempre pertenceu.
Minutos depois, o animal seguiu caminhando pela mata nativa e, enfim, pode seguir o curso natural de toda espécie que vive no Pantanal.

Digno de prêmio 2f336
A história de sobrevivência dos animais pantaneiros aos devastadores incêndios que atingiram Mato Grosso do Sul em 2024, mais uma vez, foi contada ao mundo através do olhar sensível de fotógrafos que acompanharam tudo de perto. O personagem principal foi o Valente.
A foto foi premiada no Environmental Photography Awards, um dos mais relevantes concursos de fotografia ambiental do mundo, realizado pela Prince Albert II of Monaco Foundation. Depois, a mesma imagem concorreu na categoria de voto popular ao lado de cenas de tirar o fôlego ao redor do mundo.
A lista de fotos do Prêmio de Fotografia Ambiental da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco conta com imagens doloridas de maus-tratos e outras que mostram a grandeza da natureza; entre elas, uma pata gigante de tatu, também registrada no Pantanal brasileiro.

Gigante da natureza 1v5c1t
A anta brasileira é o maior mamífero terrestre da América do Sul, pode pesar entre 180 e 300 kg. A
espécie é vital para a biodiversidade por ser importante dispersora de sementes, por isso recebe o
título de jardineira da floresta.