Anta se refresca entre banhistas e vira atração em distrito de MS 3w6d10
Borel é anta super querida entre os moradores de Baianópolis, distrito localizado a cerca de 118 quilômetros de Campo Grande 1p3h1v
Baianópolis, distrito de Corguinho, localizado a cerca de 118 quilômetros de Campo Grande tem um mascote inusitado, mas supersimpático. É o Borel, uma anta que não perde uma oportunidade de se refrescar no rio Aquidauana, nem mesmo quando o local está lotado de banhistas.
Vídeos feitos por moradores, mostram a anta nadando e desfilando, numa boa, entre adultos e crianças. O flagrante é do último domingo (8), mas conforme a dona de casa Nanci Lima, de 70 anos, a anta é uma velha conhecida dos moradores da região. Baianópolis fica a cerca de 20 quilômetros de Corguinho.
“Ele é criado aqui, desde pequeno todo mundo conhece o Borel. Ele eias pelas casas, os moradores dão milho para ele. Ele é bem mansinho”, comenta Nanci.
Os vídeos encaminhados pela moradora à redação, não deixam dúvida do quando o Borel é um querido. As imagens mostram crianças e adultos, ando a mão na anta.
“Todo mundo respeita o Borel, ninguém toca nela para machucar, as crianças ficam perto, brincam com ele”, conta a moradora.
Conforme a dona de casa, Borel sempre aparece na vizinhança. Aos finais de semana e feriados, como nesta quarta-feira (11), a anta também vai até à margem do rio em busca de comida.
Não pode 675d2u
Apesar de ser divertida a interação entre pessoas e animais silvestres, não é recomendada por ambientalistas. Eles podem transmitir doenças e alimentá-los de forma inadequada, pode alterar o comportamento das espécies e também provocá-los problemas de saúde, conforme explica a capitã Thamara Moura, da PMA (Polícia Militar Ambiental).
“A anta, por exemplo, é um animal muito importante para natureza pois costuma percorrer grandes distâncias, é um dispersor de sementes. Se ela encontra uma oferta mais fácil de comida, ela não procura alimento na natureza por conta própria e isso interfere em todo o ciclo animal”, comenta.
Em um dos vídeos adquiridos pela reportagem, um morador aparece dando cerveja na boca da anta. No flagrante, Borel estranha o gosto da bebida e sai de perto dos banhistas.
Conforme a capitã, a prática é crime de maus-tratos assim como dar qualquer outro tipo de alimento ao animal. Quem é enquadrado neste tipo de crime, pode ter de pagar multa no valor de um a 40 salários mínimos e até ir preso.