Produção de milho supera soja e deve ganhar mais destaque na safra de 2023/24 2dn4l
A avaliação do Imea para todas as culturas que o ano ado foi um ano equilibrado para agricultura em Mato Grosso. 1t12y
A produção de milho superou a quantidade de soja na safra de 2021/2022. Para a safra deste ano é esperado que a cultura continue ganhando destaque. A avaliação é do superintendente do Imea (Instituto Matogrosensse de Agropecuária), Cleiton Gauer.

De acordo com Imea, a produção de milho foi de 43,84 milhões de toneladas e de soja chegou a 40,89 milhões de toneladas. Para a safra 23/24, a estimativa do Instituto é que o volume de soja alcance 41,46 milhões de toneladas e de milho 46,41 milhões de toneladas.
Segundo o superintendente, o maior desafio para este ano é a comercialização e os preços, já que boa parte dos produtores não comercializaram boa parte dos volumes dessa próxima temporada. “E de outro lado, os custos de produção da safra 2023/24 que a gente ainda está vivendo um cenário pesado”, diz.
A avaliação do Imea para todas as culturas que o ano ado foi um ano equilibrado para agricultura em Mato Grosso.
Em relação à produção de milho, Cleiton Gauer relata que a instituição e os produtores atendidos estão com boas perspectivas.
“Os produtores estão muito animados. O mercado está mudando a estrutura desde 2018, tem a entrada de usinas, o mercado doméstico. Oferta e demanda mais balanceada, realmente estimulando a produção de milho aqui no estado. Para este ano já estamos projetando um aumento de 3,8% das áreas cultivadas de milho em segunda safra”, conta.
A demanda externa também foi aquecida. As exportações de milho, de janeiro a dezembro de 2022, em Mato Grosso, foi de 20,92 milhões de toneladas. Em 2021, foram exportados 15,32 milhões de toneladas do grãos. O que representa uma alta de 36,5% na última safra.