Produção de gergelim em MT pode ser impulsionada com tecnologia 514i3c

Canarana, 838 km de Cuiabá, se destaca nesse cenário, com condições favoráveis para o cultivo da semente w5w2i

Responsável por 60% da safra nacional de gergelim, Mato Grosso pode impulsionar a produção da cultura com o uso da tecnologia. Isso é o que busca um projeto de pesquisa em desenvolvimento da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso).

Foto tamanho certo 41
Produção de gergelim em Canarana. (Foto: Divulgação)

A produção de gergelim que tem alto potencial econômico, deslancha sobretudo na região do Araguaia, no nordeste mato-grossense. Canarana, 838 km de Cuiabá, se destaca nesse cenário, com condições favoráveis para o cultivo da semente, que apresenta bom rendimento mesmo em períodos de estiagem.

A pesquisa que busca desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para impulsionar a produção de gergelim é liderada pela doutora Tanismare Tatiana de Almeida, especialista em Ciências Agrárias e em produção e tecnologia de sementes, e atual coordenadora do Centro de Estudos e Análises de Sementes da Unemat.

Os objetivos desse projeto incluem investigar arranjos espaciais, definir a densidade e o espaçamento ideal que resultem em sementes de qualidade superior, além de desenvolver um pacote tecnológico que estimule a produção de sementes em Mato Grosso.

A coordenadora explica que a aplicação dessas pesquisas nos campos de produção de sementes é fundamental devido à escassez de material propagativo adaptado às condições do estado.

Segundo ela, a interação entre a planta, o ambiente de produção e o manejo da cultura impacta diretamente na produtividade, especialmente em aspectos como densidade populacional, espaçamentos e adaptação de cultivares.

Tanismare aponta que diante das condições de realização da pesquisa na região de Cáceres, foi possível atingir uma produtividade variando de 880kg/ha a 1.300kg/ha para o cultivar K3, e de 570 a 670kg/ha para cultivar ‘Trebol’, somente com a alteração no espaçamento e na população de plantas.

Ela ainda avalia que é essencial desenvolver práticas de manejo específicas para a produção de sementes de gergelim em Mato Grosso.

O projeto é financiado pela Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso).

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Agro! 1613v

  1. Empaer fecha centros em MT e agricultores temem ficar sem assistência 163r1k

    A atual estrutura da Empaer (Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão...

  2. O que Lula vai fazer em Mato Grosso? Confira 14r44

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Mato Grosso para...

  3. ferrugem ok

    Vazio Sanitário da soja 2025 tem data marcada 3p191r

  4. replantio de soja (Foto: reprodução)

    MS se prepara para vazio sanitário da soja; confira quando começa 2e6t4g

    MS se prepara para o vazio sanitário da soja; o período em...

  5. Produtores rurais de MS têm até junho para recadastrar rebanho 4j222a

    Produtores de Mato Grosso do Sul têm até o dia 2 de...

  6. Cortes de carne bovina conheca o MT Steak imac GS2 Marketing Digital

    Carne de MT é destaque em uma das maiores feiras de alimentos do mundo 6s2g6k

    Carne bovina produzida em Mato Grosso foi apresentado como modelo de...