Primavera do Leste investe na produção de milho com perspectiva de aumento na área plantada 443318
Previsão é que o município tenha um crescimento de 5,5% de área plantada, em comparação a safra anterior. 7186e
Milho volta a ser atrativo e alguns municípios produtores aumentam área de plantio. Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, é um destes locais. De acordo com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), a previsão é que o município tenha um crescimento de 5,5% de área plantada, em comparação a safra anterior.

Ainda segundo o Instituto, o aumento é pautado nos preços do cereal. “Além disso, a abertura de uma nova usina de etanol e a expansão da capacidade de moagem de algumas plantas industriais já instaladas em Mato Grosso, devem estimular ainda mais a demanda, e consequentemente, as intenções de plantio do milho para o ciclo futuro”, explica o Imea.
Um terceiro fator apontado pelo Imea é o avanço na colheita da soja 2022/23, que já ou o percentual previsto para este período do ano, o que tem favorecido o plantio das áreas de milho dentro da janela ideal para segunda safra.
Segundo o prefeito Leonardo Bortolin, as boas perspectivas fazem com que a cidade também aumente seus números, inclusive no tocante à geração de emprego e renda.
“Vimos a grande capacidade dos produtores rurais em produzir, das empresas em exportar e importar, e desta forma, aumentamos a produção e contribuímos de maneira relevante com a balança comercial”, destacou ele.
46 milhões de toneladas 1e4h1u
Com o incremento da área destinada à segunda safra de milho, as perspectivas de produção também foram reajustadas em Mato Grosso. A nova estimativa aponta para 46,41 milhões de toneladas, um incremento de 871,42 mil toneladas de cereal em relação a estimativa de outubro 2022. Já em comparação às 43,838 milhões de toneladas da safra 2021/22 o aumento é de 5,87%. “Um novo recorde estimado de produção para o milho segunda safra em Mato Grosso”, diz o Imea.