MT produz mais grãos que 5 países juntos, mostram dados da Conab 732y4u
Dados da Conab estimam que a colheita de grãos na safra 2023/2024 deve atingir 85,7 milhões de toneladas em Mato Grosso 51692f
Mato Grosso continua sendo um dos maiores produtores agrícolas do Brasil e deve atingir 85,7 milhões de toneladas na safra 2023/2024, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgados nessa terça-feira (14).
Só em relação ao milho, o Estado exportou um total de 4,24 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, segundo boletim do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), divulgado em março.

Produção de grãos em MT 8t3v
A produção de grãos em Mato Grosso ainda é um dos pilares nacionais, mesmo com a redução de 15% em relação à safra recorde atingida em 2023.
Na safra 2022/2023, MT atingiu 100,98 milhões de toneladas de grãos, valor recorde, que representou um aumento de 16,76% em comparação à safra anterior.
O milho foi o grande destaque na época, responsável por 51% de toda a produção, seguido da soja com 43%, algodão 5% e demais produtos 1%.
Sozinho, Mato Grosso produz o equivalente à produção inteira dos três estados do sul do país – Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) – que devem colher 85,6 milhões de toneladas, conforme a Conab.

A colheita da soja terminou no fim de abril e a estimativa é que seja 15,8% menor do que a safra ada.
Houve, ainda, um aumento de cerca de 100 mil hectares na área plantada da soja, atingindo 12,1 milhões de hectares nesta temporada.
E tem mais! A produção de grãos mato-grossense ainda é capaz de superar a soma das produções da Bolívia, Ucrânia, Rússia, Canadá e Paraguai, juntas. Também é superior ao volume total produzido na China e na Índia, segundo a Conab.
Mundialmente, Mato Grosso é o 4º maior produtor de soja do mundo, como afirma Vinicius Hideki, coordenador do DataHub (Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso) da Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico).
No caso do milho, Vinicius afirma que as lavouras seguem apresentando bons resultados. Porém, espera-se uma queda de até 17,2% na produção do grão, totalizando 2,4 milhões de toneladas.
Já em relação ao algodão, a Conab estima que a produção deve ser maior que na safra ada, alcançando um total de 6,3 milhões de toneladas, equivalente a 71% da produção nacional de algodão.
Leia mais 6p1262
MT alimenta o mundo 5064g
Em nove anos, a produção de alimentos em Mato Grosso mais que dobrou. Para se ter uma ideia, em 2022 os grãos e a carne produzidos no Estado alimentaram 275 milhões de pessoas, ou seja, 3,5% da população mundial.
Os dados são do DataHub MT (Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso) e Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico).

Em 2013, os alimentos produzidos em solo mato-grossense eram consumidos por 132,3 milhões de pessoas no planeta, o que representava 1,83% de toda a população do mundo, número que saltou para 143 milhões no ano ado, segundo a Sedec.
Assim, Mato Grosso se torna um dos maiores produtores do Brasil, exportando para mais de 100 países e responsável por 31,31% de toda produção nacional, como explica o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Efeitos do Rio Grande do Sul j4u2w
As fortes chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul levarão impactos ao resultado dos ciclos de colheita de grãos no país, segundo a Conab.
Mas, a Companhia Nacional de Abastecimento espera que 295,45 milhões de toneladas de grãos sejam colhidos nesta temporada.
Comentários (1) 1j10k
Espero que esse feito, não venha com mais destruição do Meio ambiente,o que adianta ser o celeiro do mundo e sofrer consequências péssimas e que atinge a população no Geral,o Rio grande do Sul é exemplo para todos,um estado riquíssimo e embaixo de água?e saibam queridos ,que uma enchente daquela proporção,inundaria Cuiabá, vg e santo Antônio,??? segundo uma pesquisa