Mato Grosso é responsável por um terço da produção de grãos do Brasil 31e3n
9º Levantamento da Safra 2022/2023, realizado pela Conab, aponta que Mato Grosso deve produzir 97,4 milhões de toneladas de grãos 2b5i29
Mato Grosso deve produzir recorde de 97,4 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023, de acordo com o 9º Levantamento da Safra realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Isso representa 31% da produção total de grãos do Brasil, consolidando o estado como líder na produção agrícola do país, impulsionado principalmente pela soja e pelo milho.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) também corrobora esse cenário, colocando Mato Grosso na frente na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas.
A soja é o carro-chefe da agricultura brasileira e uma prioridade para os produtores na safra de verão, plantada a partir de setembro, durante o período chuvoso, e colhida em janeiro e fevereiro.
A segunda safra é plantada após a colheita da safra de verão, com a colheita ocorrendo a partir de junho. Em Mato Grosso, o destaque é o milho.
A demanda global por alimentos impulsiona a perspectiva de aumento na produção agrícola de Mato Grosso. Além dos grãos, o estado é o maior produtor de gado de corte, e também se destaca na produção de aves e suínos.