Alfredo da Mota Menezes

Alfredo da Mota Menezes 624w6f

Economia, momento e futuro 2w4f37

Estado amplia presença no mercado internacional com exportação de subproduto do etanol de milho à China, mas ainda enfrenta o desafio da industrialização e da desigualdade social 5l37m

Notícias sobre produção no campo e exportação de Mato Grosso são uma constante. Apareceu uma recentemente mostrando que o estado estaria exportando DDG — Dried Distillers Grains, que em português significa “Grãos Secos de Destilaria” —, subproduto do etanol de milho, para a China. Aquele país consome cerca de sete milhões de toneladas por ano, Mato Grosso entrou nesse mercado. A China não importava este produto do Brasil, agora entrou na pauta.

Exportações cresceram 76,9% em relação ao mesmo período em 2021. (Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)
A China é o país que compra diversos produtos de Mato Grosso, como soja, milho, carne bovina e agora DDG. (Foto Marcos Vergueiro/Secom-MT)

China compra soja, milho, carne bovina e agora também DDG. É o grande parceiro comercial do estado. A balança comercial entre os dois lados é obviamente favorável a Mato Grosso. Mesmo comprando o que for da China, o tanto que se vende para lá é muito maior. Não é a Europa, nem os Estados Unidos ou qualquer outro lugar, China é o grande parceiro para agora e o futuro do estado.

Não custa nada, mais uma vez, arguir que Mato Grosso tem que industrializar parte de sua produção no campo. Aquela velha história deve ser repetida: São Paulo, grande na venda de café, acumulou capital e ou para a industrialização. Claro que São Paulo tinha mais habitantes e consumidores do que aqui. Mas Mato Grosso deveria aumentar a industrialização de parte de sua produção não somente para venda interna, olhar para o outro Brasil e até o exterior aqui perto do estado.

Outra notícia do momento foi aquela de que Mato Grosso pode ar São Paulo na produção de etanol. Hoje o estado está na segunda posição. A produção paulista é baseada na cana-de-açúcar. Em Mato Grosso, a produção maior está no etanol de milho.

Fala-se que Mato Grosso poderia atingir 80 milhões de toneladas de milho em 2030. Que hoje esta produção estaria em 45 milhões de toneladas. Que o estado poderia chegar a 10 bilhões de litros de etanol até 2030. Hoje está em 6,3 bilhões de litros. Já produz 5,5 bilhões de litros de etanol de milho e perto de um bilhão de cana-de-açúcar. São números expressivos sobre essa nova realidade do estado.

Esta produção pode aumentar ou tem empecilhos à frente? Pode aumentar, sem dúvidas, mas surge a conversa de que o Brasil pode não ser mais tão dependente de etanol. É que, alegam, a descoberta de petróleo no país poderia fazer com que a produção de combustível fóssil crescesse muito nos anos à frente. Se isso ocorrer, o investidor pensaria mais de uma vez em investir em mais produção de etanol.

Deixando ilações como essa de lado, a verdade é que os comentários sobre a economia do estado são bastante otimistas. Soja, milho, algodão, carne, etanol mostram isso. Para um estado em que se acreditava que a coisa no futuro fosse um tanto quanto complicada, os fatos mostram o contrário. Claro que a pobreza no estado é grande, não tem distribuição de riqueza, é muito concentrada. Aliás, Mato Grosso é a cara da desigualdade que existe no Brasil inteiro.

Leia mais 6p1262

  1. Caminhos do agro no exterior 44111

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Alfredo da Mota Menezes , e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Agro! 1613v

  1. Empaer fecha centros em MT e agricultores temem ficar sem assistência 163r1k

    A atual estrutura da Empaer (Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão...

  2. O que Lula vai fazer em Mato Grosso? Confira 14r44

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Mato Grosso para...

  3. ferrugem ok

    Vazio Sanitário da soja 2025 tem data marcada 3p191r

  4. replantio de soja (Foto: reprodução)

    MS se prepara para vazio sanitário da soja; confira quando começa 2e6t4g

    MS se prepara para o vazio sanitário da soja; o período em...

  5. Produtores rurais de MS têm até junho para recadastrar rebanho 4j222a

    Produtores de Mato Grosso do Sul têm até o dia 2 de...

  6. Cortes de carne bovina conheca o MT Steak imac GS2 Marketing Digital

    Carne de MT é destaque em uma das maiores feiras de alimentos do mundo 6s2g6k

    Carne bovina produzida em Mato Grosso foi apresentado como modelo de...