Colheita de soja: veja dicas de prevenção contra acidentes no campo 2mj5f
Em 2022, acidentes com máquinas e veículos de carga afetaram o fornecimento de 64,5 mil casas no estado. Confira dicas para evitar acidentes 5p242z
Mato Grosso é o primeiro estado a plantar e colher o grão de soja, e deve ter uma nova safra recorde atingindo uma área de 11,8 milhões de hectares. O início da colheita relembra a importância da prevenção contra acidentes durante a operação.

Conforme o Imea (instituto mato-grossense de economia agropecuária), a previsão para esta temporada é de uma produção de 41,46 milhões de toneladas, alta de 1,4% sobre o ciclo anterior.
De acordo com o coordenador de saúde e segurança da concessionária de energia de Mato Grosso, Heitor Galdino, o período da colheita pede atenção à segurança, já que muitas dessas áreas de soja são cortadas por redes de energia – com o grão plantado no pé de postes e torres.
Galdino explica que o ideal é que o produtor plante a soja respeitando um limite de distância de sete a dez metros, garantindo uma faixa de segurança entorno do poste, que é uma margem de distância segura para agem das máquinas. Porém se isso já não aconteceu, é importante planejar bem o trajeto das colheitadeiras.
O especialista em segurança alerta ainda que muitas vezes quando a rota é programada via GPS, ela não leva em conta as redes de energia na área plantada, então o condutor precisa ficar atento também para intervir se for necessário.
Segundo ele, caso a máquina porventura toque em algum fio, o condutor deve ficar calmo, não sair da máquina e tentar afastar lentamente a colheitadeira para que ela não esteja mais em contato com o fio.
Em 2022, acidentes com máquinas e veículos de carga afetaram o fornecimento de 64,5 mil casas no estado, porém a falta de energia é secundária diante da perda de uma vida.
Para que isso seja evitado, Galdino reforça a importância do planejamento das operações já que energia não ter cor, nem cheiro e que o toque de uma máquina no fio muitas vezes não gera nem faísca.
Confira mais dicas para evitar acidentes: 6r3a5y
- antes dos manuseios dos maquinários, é de extrema importância que seja feito reconhecimento do local, planejamento das atividades e a mensuração para que a altura e largura da máquina mantenha uma distância segura da rede.
- na movimentação de máquinas e tratores, é preciso ter cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar.
- jamais operar a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica;
- a vegetação deve estar sempre podada para facilitar a visualização da rede elétrica;
- nunca permita que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica;
- tomar cuidado com queimadas, pois colocam em risco a vida da população e podem danificar as estruturas do sistema elétrico, causando a queda de postes e torres, provocando curtos-circuitos, rompimento de cabos e quedas de energia;
- se algum animal for atingido por cabo de energia, não deve ser removido antes de entrar em contato com a concessionária e se certificar que a energia foi interrompida e assim evitar mais acidentes;
- as cercas devem ser sempre seccionadas e aterradas, a fim de evitar acidentes com raios em períodos chuvosos;
- a chave de proteção da rede elétrica não deve ser religada em casos de falta de energia. isso oferece riscos à segurança no local e o autor pode responder criminalmente por este ato.