Avimasul diz que produtores não terão prejuízo com embargo do Japão 393f42
Foco de gripe aviária em Bonito fez com que país asiático suspendesse exportação de produtos de MS 5e1g4w
No terceiro dia de suspensão da importação de carne de aves e seus derivados produzidos em Mato Grosso do Sul e comprados pelo Japão, a presidente da Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul), Kelma Torrezan Carrenho, garantiu que os produtores não terão qualquer prejuízo.

Isso porque, segundo ela, o percentual que iria ao país asiático será remanejado ao mercado interno pela própria indústria. “Também para compradores de outros países”, disse.
Para sanar o embargo parcial, a presidente conta que os governos estadual e federal já estão em conversação com o Japão. “Para demonstrar nosso bloqueio sanitário, nossas regras de biosseguridade no dia a dia do manejo nas produções para que a suspensão seja retirada”.
Entenda 2d155y
O Japão optou por suspender a importação de carne de aves e seus derivados após vírus da influenza aviária de alta patogenicidade, o H5N1, foi encontrado em uma criação de aves domésticas de Bonito.
Leia mais 6p1262
No início da semana o Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu nota sobre o caso. “O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros”. Este é o terceiro registro deste vírus em todo o Brasil. Dados atualizados apontam que até hoje 103 casos de gripe aviária foram confirmados no país.