Após foco de influenza, Japão suspende importação de frango de MS 3q6c5j
A comercialização com outros estados, contudo, continua sem alterações l5n36
O Japão suspendeu a importação de ovos, aves vivas, carne de aves e seus derivados oriundos de Mato Grosso do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária a notificação do pais asiático chegou nesta terça-feira (19).

A suspensão ocorre dois dias depois de encontrarem foco do vírus H5N1, popularmente chamado de influenza aviária, em uma granja de Bonito, cidade 283 quilômetros distante de Campo Grande. A comercialização com outros estados, contudo, continua sem alterações.
Apesar da medida mais dura tomada pelo Japão, a pasta garante que as medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco. Ações com aves domésticas da região também foram intensificadas.
Tanto que não há foco confirmado da doença em produção comercial. Desta forma o Brasil segue com status livre de influenza aviária de alta patogenicidade perante a OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).
Leia mais 6p1262
Manter o título é de suma importância uma vez que o país é líder nas exportações de frango para o mundo, respondendo por 35% do mercado global. Conforme dados do AgroStat (sistema de estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro), 18,4% da produção de de carne de frango in natura é de Mato Grosso do Sul.